Notícia

Covid-19 tem impulsionado digitalização no Agro da Índia

Covid-19 tem impulsionado digitalização no Agro da Índia

Covid-19 tem impulsionado digitalização no Agro da Índia

O impacto da pandemia de Covid-19 é sentido em todo o mundo. Ela impactou negócios entre os setores e retardou tremendamente o crescimento econômico. Sua influência pode ser vista em todos os setores industriais indianos devido ao bloqueio imposto em todo o país para limitar a propagação do vírus. 

O setor agrícola teve um crescimento de 5,9% nos trimestres de janeiro a março, mesmo na crise Covid-19, enquanto apenas 3,1% de crescimento foi observado na economia indiana. A previsão é de que a agricultura terá crescido 2,5%, enquanto o PIB poderá apresentar um crescimento negativo, segundo a Precision Agro. 

Os sistemas agrícolas tecnológicos são necessários e fortalecerão o crescente setor na Índia. Um aplicativo Android gratuito desenvolvido pelo governo indiano, Kisan Suvidha, agora tem cerca de 100 milhões de usuários registrados. Este aplicativo auxilia os agricultores com informações relevantes sobre o clima do dia e dos próximos cinco dias, preços de mercado, revendedores, recomendações agropecuárias e proteção de plantas. 

Ele também possui alertas de eventos climáticos extremos e preços de mercado da commodity na área mais próxima, preço máximo no estado e no País. Além desse, o Bhuvan, uma plataforma geográfica indiana, emprega tecnologias geoespaciais para coletar dados úteis para plantação, vigilância de pragas e previsões meteorológicas. 

O uso de dados e informações obtidos com esses recursos pode ser otimizado por meio da digitalização da fazenda e do agricultor. Com a situação do coronavírus e o protocolo de distanciamento social que afetam a disponibilidade de mão de obra e insumos, tecnologias agrícolas inteligentes, como agricultura de precisão e veículos aéreos não tripulados (UAVs), podem ser usados efetivamente para gerenciar campos agrícolas. 

Fonte: MilkPoint