Notícia

Aplicativo auxilia na gestão do crescimento de bezerras de leite

Aplicativo auxilia na gestão do crescimento de bezerras de leite

Aplicativo auxilia na gestão do crescimento de bezerras de leite

O bom gerenciamento do rebanho no início de vida do animal influencia significativamente na fase reprodutiva e produtiva. Durante o período de crescimento, o foco do produtor deve ser o peso. “É importante controlar o desempenho para que o animal possa entrar em reprodução e criar com um peso adequado”, destaca André Novo, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste (SP). De acordo com ele, caso a novilha entre em reprodução com o peso abaixo do recomendado, pode-se perder o potencial genético de toda sua vida reprodutiva.

O principal benefício do acompanhamento pelo aplicativo é possibilitar a ação rápida do produtor. “A lógica é colocar todo o rebanho de uma forma visual para o pecuarista tomar decisões gerenciais na hora certa”, ressalta André Novo.

A versão atualizada integra a Roda da Reprodução e a Roda do Crescimento em um único aplicativo. A integração dos dados do rebanho é automática, permitindo o gerenciamento completo das fases de reprodução e crescimento, facilitando o trabalho dos produtores rurais. “A do crescimento complementa o funcionamento da Roda da Reprodução, de forma similar, permitindo que o produtor, que já está acostumado com a versão atual do aplicativo, possa usar essa nova funcionalidade de forma tranquila”, conta o pesquisador Marcos Visoli, da Embrapa Informática Agropecuária (SP).

Para o produtor de leite Rodrigo Ferreira, de São Carlos (SP), a nova versão do aplicativo facilitou o dia a dia na fazenda. “Podemos acompanhar o desenvolvimento da bezerra do nascimento até a entrada na reprodução e todo seu ciclo produtivo”, conta. Segundo ele, a propriedade já fazia o gerenciamento pelos quadros físicos, tanto o da Reprodução, como do Crescimento. “A vantagem agora é que podemos ter tudo isso no celular. Consigo bater o olho em todas as fases e ver rapidamente se a novilha está no peso ideal”, destaca Ferreira.

O aplicativo Roda do Crescimento 2.0 é gratuito e pode ser obtido pela internet.

Fonte: Portal do Agronegócio