Janeiro 20, 2022

Dirigentes concluem Formacoop em duas cidades mineiras

Quarenta e nove dirigentes de cooperativas mineiras concluíram o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas (Formacoop), em Belo Horizonte e Patos de Minas. Na capital mineira, o último módulo ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, com 16 representantes de cooperativas. Já no Triângulo Mineiro, 33 participantes finalizaram o curso nos dias 28 e 29.

Em 2018, o Programa foi reestruturado, visando uma aproximação às necessidades apresentadas pelas cooperativas. Dessa forma, duas novas temáticas foram incorporadas ao currículo, sendo elas: Mapeamento e Modelagem de Processos e Gestão de Resultados por indicadores.

Segundo Lissandra Clementoni, instrutora do Sistema Ocemg que conduziu os trabalhos sobre Gestão de Resultados no último módulo, o objetivo dos indicadores é amparar decisões, confirmando ou refutando ações que vão ser benéficas ou nocivas ao negócio. Ela ainda alertou para a particularidade de cada empreendimento.

“Cada cooperativa possui características próprias. Por isso, não existe um modelo ou uma quantidade de indicadores padrão que englobe diversos negócios, além disso, devemos ser realistas e não criarmos indicadores que não vamos conseguir mensurar”, explica. Esse módulo foi ministrado também pela instrutora Jacqueline Santos.

Jander Citty, cooperado e membro do Conselho Fiscal da Capsal, de Santa Maria de Itabira, participou do programa após vivenciar um outro curso do Sescoop-MG e, após 10 módulos, acredita que a experiência deve ser ampliada na sua cooperativa. “Gostaria que mais dirigentes e conselheiros fossem sensibilizados a participar do Formacoop para replicarmos no cotidiano do nosso negócio”, comentou.

Em Patos de Minas, a superintendente da Carpec, de Carmo do Paranaíba, ressaltou a qualidade dos professores, a troca com os colegas e os conteúdos pertinentes. “Tudo o que foi visto nos diferentes módulos foi bem aproveitado na realidade da organização. Os professores tinham uma vivencia boa de cooperativismo e a conversa entre os participantes muito enriquecedora”, afirmou.

Fonte: Sistema Ocemg

05/12/2018

Read Previous

Prêmio SomosCoop celebra as melhores práticas de cooperativas

Read Next

II Encontro Fecoagro Leite Minas- “Pertencimento – voltando às origens”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.