Julho 3, 2022

Cooperativismo resolve desigualdades, diz Roberto Rodrigues

“Em um ano marcado por eventos que geram turbulência, como Copa do Mundo e eleições, pleno de feriados prolongáveis, e com temas substantivos preenchendo a pauta do Legislativo e do Judiciário, será necessária muita atenção por parte de todos os brasileiros no sentido de pensar no Brasil, olhar para o futuro com a convicção de que elegendo gente correta, comprometida e fundamentalmente determinada a corrigir erros de séculos é que sairemos da crise, reencontrando a economia com a política de maneira positiva. É preciso olhar com critério os candidatos a presidente, governadores, deputados e senadores porque sempre há um melhor do que o outro”. Essa reflexão é compartilhada com todos os cooperativistas por Roberto Rodrigues, um dos principais divulgadores do cooperativismo brasileiro, posição que o levou, entre outras, a ser o primeiro não-europeu a presidir a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), de 1997 a 2001, e merecer o título de embaixador da ONU para Alimentação e Agricultura da FAO para o cooperativismo mundial.

Definindo o momento atual como “de extrema delicadeza política”, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (de 2003 a junho de 2006), e coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP alerta para o fato de que “se a economia vem dando sinais positivos de recuperação, muito deve ser creditado às cooperativas, sobretudo às agropecuárias e de crédito”.

“As primeiras, por contribuírem diretamente com as grandes safras; e as de crédito devido ao fato de, por exemplo, atuarem com juros baixos. É preciso que os gestores das cooperativas estejam atentos para o papel que essas instituições vêm desempenhando na recuperação da economia e, assim, fortalecer o movimento, sempre atentos ao fato de que a cooperativa, por definição doutrinária e legal, não pode ter opção política partidária, mas deve ser politicamente neutra”, disse Roberto Rodrigues.

Fonte: MundoCoop

10/09/2018

Read Previous

OCB lança diretriz de atuação do Sescoop

Read Next

Sistema OCB promove workshop em parceria com ONU e MAPA

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.