Filiada

Calu

A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu foi fundada em 24 de maio de 1962 por um grupo de aproximadamente 40 produtores de leite da região que viram no Cooperativismo a saída para enfrentarem as dificuldades de comercializar a produção leiteira. 
 
Desde o início, a Calu conseguiu apoio de entidades de classe, autoridades e políticos. Com recursos próprios e, por meio de financiamentos, os fundadores instalaram o laticínio e de lá para cá a Cooperativa só registra crescimento.
 
A Cooperativa tem hoje um nome forte no mercado. Comercializa os mais de 50 produtos lácteos entre leite pausterizado e longa vida, iogurtes, bebidas lácteas, queijos, achocolatado, requeijão, manteiga e requeijão em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba Mineiro, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, além de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.
 
A Calu foi uma das primeiras indústrias responsáveis por gerar empregos na cidade. Hoje emprega cerca de 350 colaboradores. São aproximadamente 3 mil produtores cooperados, dos quais cerca de 1 mil estão atualmente ativos – ou seja, fornecem leite à Cooperativa. 
 
A Cooperativa conta com a matriz, em Uberlândia e quatro filiais: em Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Gurinhatã e Ituiutaba.
 
Além da industrialização de lácteos, a Calu atua ainda no setor de lojas agropecuárias (abertas aos cooperados, colaboradores e comunidade em geral), nas quais comercializa produtos agropecuários, lácteos e vestuário, além de oferecer assistência veterinária e agrônoma, por meio da Área de Desenvolvimento e Assistência Técnica da Cooperativa - DAT. 
 
A Cooperativa conta ainda com a fabricação de rações e suplementos minerais.
 
A credibilidade da Calu foi conquistada ao longo dos anos e está refletida nos prêmios acumulados:
 
- 12ª vez consecutiva Top Of Mind em Uberlândia;
- Prêmio Top Of Quality da Ordem dos Parlamentares do Brasil;
- “Prêmio Ulysses Guimarães” oferecido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil; 
- “Prêmio Dr. Oswaldo Cruz de Educação e Responsabilidade Social” – oferecido pelo Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilidade Sanitária – Ibrasi (instituição não-governamental, voltada para as questões e temas ligados à legislação sanitária e às ciências ambientais) e a Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino.
- Top 100 Aitmap – 2008  - Mérito Empresarial Indústria de Laticínio” – oferecido pela Associação de Imprensa e Cultura do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aitmap)
- “Selo Amigos da Juventude” – pela segunda vez consecutiva, o prêmio foi oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por dar oportunidade aos jovens de ter acesso ao mercado de trabalho.

www.calu.com.br