Filiada

Carpec

Em 1964, o Dr. Ornub Couto Bruno, então juiz de direito da Comarca de Carmo do Paranaíba, apresentou aos seus amigos, Inácio Teixeira da Cunha e Manoel Veloso dos Reis, a importância e os benefícios de uma cooperativa para os produtores rurais da região.

Com o objetivo de fornecer insumos básicos aos produtores de leite da região, a cooperativa iniciou suas atividades com uma pequena loja de insumos pecuários e um pequeno supermercado.

Os primeiros produtores eram na maioria fornecedores de leite. Uma vez que a bacia leiteira estava sendo implantada através da instalação da Companhia Industrial Nestlé na cidade de Ibiá MG, a cooperativa prestava serviços à Nestlé, efetuando o pagamento do leite fornecido e antecipado aos cooperados a venda de produtos veterinários e alimentícios.

Dispôs também aos seus cooperados, um veterinário para acompanhamento e evolução do seu rebanho. Com o apoio dos amigos e produtores (tendo em vista que a cooperativa já funcionava), partiram então para a parte legal: constituir a cooperativa formalmente dentro dos padrões do cooperativismo.

No dia 28 de fevereiro de 1965, Dr. Ornub, juntamente com os senhores Inácio Teixeira e Manoel Veloso e outros produtores, reuniram-se e realizaram a Assembleia de Fundação da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda.

Obedecendo toda tramitação legal, posteriormente foi inaugurada no dia 28 de março de 1965, a primeira sede em imóvel alugado à Rua Gov. Valadares.

Em 1989 a cooperativa tornou-se cooperativa de produção pois, passou a receber produtos de cooperados para a efetuar sua comercialização.

Em 1993 a EMATER-MG e a Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda fizeram um convenio para a assistência técnica aos cooperados e projetos de financiamento.

Com a visão cooperativista a cooperativa, elevou seu quadro social tornando assim necessário ampliar o atendimento ao cooperado oferecendo atendimento técnico agronômico e veterinário, venda de produtos agropecuários, insumos agrícolas, defensivos, armazenamento, rebenefício, comercialização de café, balança rodoviária de pesagem, captação de leite e supermercado. Atendendo também aos seus cooperados com um convenio de plano de saúde da UNIMED.

Em 2005 iniciou a construção para ampliação da sede administrativa, com a construção do auditório com capacidade para 120 pessoas.

Em 2012 foi instituída/criada e inserida no calendário de eventos, a promoção comercial denominada FIDELIDADE PREMIADA CARPEC para os associados produtores de leite, café, cereais e outros, que comprarem nos estabelecimentos comerciais da CARPEC, com objetivo de:

  • Distribuir prêmios aos associados;

  • Valorizar a fidelidade do associado;

  • Interagir cooperados entre si, colaboradores e diretores;

  • Incentivar a produção e o crescimento sustentável dos associados, consequentemente do município e região;

Em 18 de março de 2013, a CARPEC adquiriu um terreno, sito à Fazenda Cupins”, lugar Soares, margem com a BR 354, neste município e comarca, com área de 8.60.23 hectares.

No segundo semestre de 2013, a CARPEC iniciou a construção da Fábrica de Rações e armazenagem de grãos no terreno adquirido, sito a Fazenda Cupins, com início de produção em outubro/2015.

A CARPEC adquiriu os armazéns da antiga Casemg, sito à rua Governador Valadares, 1573 em 13/05/2014.

Em 06 de junho de 2014, a CARPEC adquiriu um terreno, sito à fazenda “Cabeceira do Córrego Lenheiros”, margem com a rodovia Ageu Garcia de Deus, neste município e comarca, com área de 07.00.00(sete) hectares.

As comemorações alusivas aos 50 anos da CARPEC – Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba Ltda., ocorreu em 24/04/2015 no Parque de Exposições Aprígio Furtado de Oliveira em Carmo do Paranaíba/MG e, reuniu dirigentes cooperativistas, empresas parceiras, cooperados, colaboradores e familiares, um público estimado de aproximadamente 9.000 pessoas.

A FENACARPEC – I Feira de Negócios Agropecuários CARPEC aconteceu nos dias 30 e 31 de julho do ano de 2015, com o objetivo proporcionar bons negócios, expondo e estabelecendo parcerias estratégicas, contribuindo para o fomento ao desenvolvimento socioeconômico de Carmo do Paranaíba e região.

A CARPEC – Unidade Tiros/MG é inaugurada dia 24/10/2015, com objetivo de oferecer melhor atendimento e conforto aos cooperados daquela cidade e região.

No dia 26 de outubro de 2015, a CARPEC embarca o primeiro Container de café para os Estados Unidos da América, cujo objetivo é agregar valor à produção dos cooperados.

Sobre o cinquentenário...

O ano do cinquentenário foi comemorado, enaltecendo e homenageando todos aqueles que contribuíram para o sucesso da cooperativa, os idealizadores, os fundadores da CARPEC e muitas outras pessoas que, ao longo de 50 anos, ajudaram a construir e a consolidar a cooperativa. É um trabalho realizado por muitos, que trouxe organização, oportunidade a toda a região em que a CARPEC atua. Os valores e princípios foram crescendo e preservados em:

Cooperação

Acessibilidade

Responsabilidade

Profissionalismo

Ética

Confiança e respeito ao cooperado.

São as razões da força da cooperativa, que explica por que crescemos de forma contínua em cinco décadas. Há uma intensa participação do cooperado e transparência em relação às informações a associados, colaboradores e parceiros.

A história da CARPEC é de sucesso, conquistado com muito trabalho, dedicação, profissionalismo, superando muitas dificuldades ao longo desses 50 anos. A cooperativa tem sido decisiva na transformação da economia da região em que atua, sempre inovando em produtos e serviços, oferecendo condições para que o nosso cooperado e suas famílias melhorem as condições de vida, bem como a dos colaboradores e famílias também.

A Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba, há 50 anos vem crescendo juntamente com seus cooperados. O nosso crescimento é o fruto de sua participação cooperado CARPEC.

www.carpec.com.br