Julho 3, 2022

Calu

A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu foi fundada em 24 de maio de 1962 por um grupo de aproximadamente 40 produtores de leite da região que viram no Cooperativismo a saída para enfrentarem as dificuldades de comercializar a produção leiteira.

Desde o início, a Calu conseguiu apoio de entidades de classe, autoridades e políticos. Com recursos próprios e, por meio de financiamentos, os fundadores instalaram o laticínio e de lá para cá a Cooperativa só registra crescimento.

A Cooperativa tem hoje um nome forte no mercado. Comercializa os mais de 50 produtos lácteos entre leite pausterizado e longa vida, iogurtes, bebidas lácteas, queijos, achocolatado, requeijão, manteiga e requeijão em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba Mineiro, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Distrito Federal, além de outros estados do Norte e Nordeste do Brasil.

A Calu foi uma das primeiras indústrias responsáveis por gerar empregos na cidade. Hoje emprega cerca de 350 colaboradores. São aproximadamente 3 mil produtores cooperados, dos quais cerca de 1 mil estão atualmente ativos – ou seja, fornecem leite à Cooperativa.

A Cooperativa conta com a matriz, em Uberlândia e quatro filiais: em Monte Alegre de Minas, Tupaciguara, Gurinhatã e Ituiutaba.

Além da industrialização de lácteos, a Calu atua ainda no setor de lojas agropecuárias (abertas aos cooperados, colaboradores e comunidade em geral), nas quais comercializa produtos agropecuários, lácteos e vestuário, além de oferecer assistência veterinária e agrônoma, por meio da Área de Desenvolvimento e Assistência Técnica da Cooperativa – DAT.

A Cooperativa conta ainda com a fabricação de rações e suplementos minerais.

A credibilidade da Calu foi conquistada ao longo dos anos e está refletida nos prêmios acumulados:

– 12ª vez consecutiva Top Of Mind em Uberlândia;
– Prêmio Top Of Quality da Ordem dos Parlamentares do Brasil;
– “Prêmio Ulysses Guimarães” oferecido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil;
– “Prêmio Dr. Oswaldo Cruz de Educação e Responsabilidade Social” – oferecido pelo Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilidade Sanitária – Ibrasi (instituição não-governamental, voltada para as questões e temas ligados à legislação sanitária e às ciências ambientais) e a Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino.
– Top 100 Aitmap – 2008 – Mérito Empresarial Indústria de Laticínio” – oferecido pela Associação de Imprensa e Cultura do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aitmap)
– “Selo Amigos da Juventude” – pela segunda vez consecutiva, o prêmio foi oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por dar oportunidade aos jovens de ter acesso ao mercado de trabalho.

www.calu.com.br

Read Previous

Coopervass

Read Next

Carpec