Julho 3, 2022

48 cooperativas mineiras estão inscritas no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano

No dia 25 de setembro, serão anunciadas as cooperativas finalistas à 11ª edição do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano. Mais uma vez, Minas Gerais se destaca pelo grande número de cooperativas inscritas: 48, dentre as 267 que concorrem a premiação, com 65 projetos, entre as 349 iniciativas registradas. A cerimônia de entrega do troféu será realizada no dia 30 de outubro, em Brasília.

O Prêmio SomosCoop visa reconhecer e valorizar nacionalmente as iniciativas realizadas pelas cooperativas que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros. O evento premiará projetos em sete categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia, Intercooperação e, a partir desta edição, a categoria Cooperjovem. A nova categoria destacará os projetos que buscam disseminar nas escolas e na comunidade a cultura da cooperação, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.

Dos 65 projetos mineiros registrados, 23 deles foram inscritos na categoria Cooperativa Cidadã; outros 13 em Desenvolvimento Sustentável e 10 em Comunicação e Difusão do Cooperativismo. Destaque para as cooperativas Sicoob Copermec, Coopatos, Coopama e Unimed-BH, com quatro projetos inscritos cada uma.

Workshop

Para estimular a participação das cooperativas mineiras, a Gerência de Capacitação e Treinamento do Sistema Ocemg realizou em julho deste ano o Workshop para Elaboração de Projetos para o Prêmio Somos Coop 2018. Representantes das cooperativas interessadas em concorrer ao Prêmio, receberam orientações sobre as categorias da premiação, os tipos de projetos que poderiam ser inscritos, os prazos e a estruturação de projetos. A iniciativa também contou com uma simulação, na qual os participantes apresentaram a minuta dos projetos a serem inscritos.

Além disso, durante todo o período de inscrição, as cooperativas interessadas puderam contar com o apoio de analistas do Sistema Ocemg, que ficaram à disposição para sanar dúvidas e trocar ideias.

Conforme destaca Rouzeny das Graças Zacarias, analista da Gerência de Capacitação e Treinamento, “o Sistema Ocemg vem atuando fortemente em benefício do crescimento e do desenvolvimento do cooperativismo mineiro, através de cursos, treinamentos, palestras e seminários. A participação das cooperativas mineiras no prêmio é a expressão deste trabalho. As cooperativas estão, a cada ano, com processos de gestão mais fortalecidos e cada vez mais comprometidas com os valores e princípios do cooperativismo”.

Fonte: Sistema Ocemg

20/09/2018

Read Previous

O cooperativismo serve para corrigir o social através do econômico, diz ex-ministro da Agricultura

Read Next

Cooperativas mineiras se destacam no ranking melhores e maiores da revista Exame

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.