Janeiro 17, 2022

Cooperativas mineiras se destacam no ranking melhores e maiores da revista Exame

O cooperativismo mineiro é mais uma vez destaque no anuário “Melhores e Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil”, publicado pela Revista Exame. Considerada a mais abrangente e detalhada análise na área, a publicação foi lançada no último mês, apresentando as companhias que conseguiram apresentar bons resultados ao longo de 2017 e se sobressaírem em 20 setores da economia, além da empresa do ano. A revista traz ainda indicadores setoriais e por Estado e uma ampla lista de rankings do agronegócio. Todas as companhias foram analisadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – Fipecafi, fundação ligada à Universidade de São Paulo.

Todos os rankings da publicação anual são elaborados com base na avaliação minuciosa dos dados de mais de 3.000 empresas, além dos maiores grupos privados do país. As melhores entidades despontam pelo sucesso na condução de seus negócios, medido pelos indicadores de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregado, conforme uma metodologia desenvolvida por “Melhores e Maiores”. Em síntese, quem determina as melhores empresas é o próprio mercado.

No principal ranking da publicação, das 1.000 maiores empresas na categoria “Vendas” figuram as cooperativas mineiras: Unimed BH (156ª), Cooxupé (180ª), CCPR – Itambé (441ª), Minasul (619ª) e Cocatrel (898ª).

Destaque para a Cooxupé que aparece também nas categorias agronegócios e exportadores. Na análise os “50 Maiores Exportadores”, por exemplo, que considerou o volume de receita de exportação, a Cooxupé ocupa a 34ª posição geral, como o único exportador no segmento café e o 5º maior no setor de agronegócios. Ficando atrás apenas de empresas dos ramos de produção de sucos e frigoríficos. Na categoria “400 Maiores do Agronegócio”, que classificou as empresas considerando o volume de receita de negócios, a Cooxupé ocupa a 38ª posição geral como primeira no segmento café.

Outras cooperativas agropecuárias mineiras que também estiveram bem representadas nessa categoria são: CCPR – Itambé (96ª), Minasul (164ª), Cocatrel (256ª), Expocaccer (320ª), Capebe (325ª) e Cooprata (351ª). Cooxupé (3º) e Minasul (10º) ainda figuram entre as 10 maiores no setor Cafeeiro. Já a CCPR-Itambé (3º) e a Cooprata (10º) aparecem no ranking das 10 maiores na categoria Leite e Derivados.

Além da representatividade da Cooxupé na edição do ranking deste ano, ressaltamos ainda a presença da Unimed BH, que aparece como a 5ª maior operadora de plano de saúde do Brasil e a 9ª melhor empresa do segmento de saúde.

Fonte: Sistema Ocemg

20/09/2018

Read Previous

48 cooperativas mineiras estão inscritas no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano

Read Next

Capul e Coaperiodoce apostam na intercooperação

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.